Os jogos eletrônicos sempre foram uma indústria que estava em constante crescimento. Anualmente, novos jogos são lançados e o mercado não para de crescer. Porém, em 2020, o mercado sofreu um grande baque. A pandemia do COVID-19 mudou a vida de todos ao redor do globo, afetando diretamente a indústria de jogos eletrônicos. Muitas empresas foram afetadas financeiramente, o que resultou em falências e demissões em massa.

A queda do mercado de consoles também foi um grande problema em 2020. As medidas sanitárias tomadas em vários países dificultaram a fabricação e distribuição dos dispositivos eletrônicos. Isso acarretou em uma queda de vendas e receita para muitas empresas, tais como a Sony e a Microsoft.

Os efeitos do crash foram sentidos inclusive pelos jogadores. Muitos jogos tiveram seus lançamentos adiados e outros foram cancelados. Aqueles que dependiam de jogos eletrônicos para se divertir também foram afetados, já que a falta de novos lançamentos para consoles tornou-se um grande problema.

Outra questão que prejudicou ainda mais a indústria de jogos eletrônicos em 2020 foi a falta de eventos como a E3. Este é um grande evento que acontece anualmente e reúne todos os jogadores, desenvolvedores e empresas do setor. O cancelamento deste evento afetou a capacidade de muitas empresas de divulgarem seus jogos e lançamentos para o público.

No entanto, nem tudo é sombrio. Algumas empresas conseguiram manter-se a flutuar mesmo em meio à crise. Jogos online tiveram um crescimento significativo, visto que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. A Steam, por exemplo, teve um aumento no número de jogadores ativos. As empresas de jogos para dispositivos móveis também se saíram bem no decorrer do ano, devido à facilidade de acesso aos jogos em smartphones.

Em suma, o crash dos jogos eletrônicos em 2020 foi um baque para muitos, tanto para as empresas quanto para os jogadores. No entanto, é possível que a indústria se recupere e volte a crescer em breve. Os jogos eletrônicos sempre foram uma forma de entretenimento muito popular e, mesmo com as dificuldades do ano passado, muitos ainda desfrutam deste hobby.